top of page

Tecnologias que substituem os cadernos.

 

Como os tablets se tornam cada vez mais populares dentro das salas de aula, alguns alunos gostam de adotar o instrumento para substituir os cadernos convencionais. Pensando nessa realidade, existem aplicativos que dão ferramentas para que o estudante consiga transformar o aparato digital em um substituto para os cadernos, além de possibilitar o uso de materiais didáticos digitais, como livros.

Esse aplicativo é exclusivo para o sistema Android e tem como objetivo criar uma plataforma na qual o aluno possa fazer as anotações que deseja com os dedos, em uma página que imita uma folha de papel. Você pode colar, cortar ou copiar informações dentro das notas e, além disso, redimensionar tudo que você escreve. Uma grande vantagem do aplicativo é que há a possibilidade de exportar os documentos que você cria para os formatos PDF, JPEG ou PNG, para que você possa imprimi-los, compartilhá-los, por e-mail, por exemplo, ou salvá-los na plataforma que preferir.

Por meio desse aplicativo, você pode criar e editar documentos escritos à mão em qualquer dispositivo com o sistema Android. Além disso, a vantagem em relação aos cadernos é que você pode adicionar imagens e ferramentas multimídias, ampliando o rendimento do estudo posteriormente. Também é possível exportar os documentos para outros formatos, adotando os mais convenientes para você.

Exclusivo para o sistema Android, o aplicativo mescla a escrita pelo uso do teclado e pela feita à mão. Além da possibilidade de realizar suas anotações, você pode programar alarmes e criar um calendário para suas atividades acadêmicas, podendo ser utilizado também como agenda. Outro diferencial é a integração com um gravador, mas a ferramenta não é muito avançada.

Disponível online e em forma de aplicativo, o Khan Academy é uma das iniciativas de maior destaque na educação online. Nele é possível conferir aulas das mais diversas matérias e áreas do conhecimento.

"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei."

                                                                                                                                                                                                                                                                                          Benjamin Franklin.              

bottom of page